Web

O que é HTTPS e como ele pode estar afetando suas vendas?

Descubra de uma vez o que é HTTPS e como ele pode estar impactando seu negócio.

Afinal, o quê é HTTPS?

Para entendermos a importância do HTTPS, antes devemos entender o que é o HTTPS.

A descrição técnica para HTTPS é: Um esquema URI sintáticamente identico ao esquema HTTP, exceto pela parte dos tokens.

Muito técnico? Calma, garanto que é simples. Mas antes é necessário entendermos um pouquinho de como a web funciona.

O funcionamento da web

A web, como o nome já diz, é uma enorme rede de computadores interligados em todo o mundo. Para que essa rede funcione corretamente, é necessário que os computadores que a compõe se comuniquem de forma uniforme. Do contrário teriamos algo muito semelhante a versão digital da torre de Babel (perdoem a metáfora). E é aí que entram os protocolos de comunicação de dados, como o HTTP por exemplo.

O protocolo HTTP:

O HTTP ou Hyper Text Transfer Protocol é um protocolo de comunicação para transferência de hipertexto, utilizado pelos computadores da web se comunicarem. Ele é a base para a comunicação de dados na web.

Ok, mas o que significa o S no HTTPS?

O S significa super  Seguro. O HTTPS é uma versão segura do HTTP (Hyper Text Transfer Protocol). Ela conta com uma camada adicional de segurança TLS/SSL. Isso faz com que o servidor e o navegador se comuniquem com dados criptografados, impedindo que terceiros tenham acesso a esses dados.

Tudo bem, mas como isso afeta as minhas vendas?

Ok, vamos logo ao que interessa. Desde junho de 2016, o Google Chrome, visando garantir a segurança de seus usuários, tem marcado como inseguros os sites que não utilizam HTTPS. Isso pode fazer com que seu site perca visitantes, o que pode gerar uma diminuição razoavel nas vendas.

Além disso, o Google e outros mecanismos de busca tem usado HTTPS como um dos fatores para cáclular a pontuação dos sites. Sites com HTTPS tendem a ser mostrados primeiro nos resultados de busca em relação aos sites que utilizam apenas HTTP.

Segurança em primeiro lugar

Atualmente fazemos tudo online, desde checar e-mails até as tarefas mais delicadas, como acessar o banco e fazer compras.

Tendo em vista esse cenário, é extremamente importante que nossas informações estejam seguras nos sites que acessamos. Você provávelmente já deve ter desistido de uma compra na internet em que o site não parecia confiável, certo?

Para prover segurança para seus clientes, é de suma importância que seu site utilize o protocolo HTTPS através de um certificado SSL. Assim as informações compartilhadas pelo seu cliente ficam seguras.

Como conseguir um certificado SSL?

A maioria das hospedagens já oferece esse serviço, entre em contato com sua hospedagem para saber mais a respeito.

Também é possível instalar um certificado SSL manualmente. No entanto, este tema é muito extenso e foge do escopo do artigo. Portanto será abordado em um artigo futuro.

Aqui na Cocrihar todos os nossos clientes já tem HTTPS, assim eles se concentram nos resultados e deixam a parte técnica com a gente. Todos os nossos sites são desenvolvidos com as melhores práticas para que sejam profissionais, rápidos e seguros! Garantindo sempre a melhor experiência para nossos clientes.

via Cocrihar