Educacional

Panorama do Marketing Digital no mercado educacional brasileiro

Muitas instituições já veem o marketing como essencial na captação e retenção de alunos.

Muitas instituições já veem o marketing como essencial na captação e retenção de alunos. Confira os números alcançados por aquelas que adotam estratégias como produção de eBooks e contam com a automação de marketing em seus processos.


Sobre o perfil dos participantes pesquisados, com base nos dados informados pelos respondentes da pesquisa (230 Instituições de Ensino de todo o Brasil), em sua maioria diretores, chegou-se a um perfil majoritário de instituições individuais, ou seja, que não pertencem a uma franquia ou a um grupo educacional, que ofertam educação privada.


Neste post, separamos alguns dos principais dados levantados em relação às estratégias adotadas e como elas têm impactado nos resultados das instituições. 
Para conferir todos os dados, acesse a pesquisa completa gratuitamente.

 

Panorama do Marketing Digital no mercado educacional brasileiro

 

 O Marketing Offline no mercado de Educação

Assim que as instituições passaram a ver o marketing como aliado em algum momento, o  marketing offline foi o primeiro a ganhar espaço. As estratégias ligadas a esse tipo de marketing são mais voltadas à divulgação da marca por meio de campanhas tradicionais, como propagandas e panfletos em jornais e revistas, por exemplo.

Essas ações continuam tendo muita importância no mercado educacional, sendo que cerca de 66,5% das instituições participantes da pesquisa investem em alguma ação de Marketing Offline. Entenda a diferença entre Inbound Marketing e Outbound Marketing.

Panorama do Marketing Digital no mercado educacional brasileiro

O Marketing Digital no mercado educacional

Percebendo a capacidade do meio online para a captação de alunos, 81,3% das instituições respondentes da EduTrends investem em Marketing Digital e 41,7% delas direciona até 10% do orçamento total de marketing nas ações digitais. Entre elas, a publicação em redes sociais e uso de Email Marketing são as mais praticadas, com 94,1% e 84% da preferência, respectivamente.

Com os possíveis alunos cada vez mais imersos nesse meio, o Marketing Digital se mostra como uma das possibilidades mais eficientes para a aproximação da instituição com seu público. Isso porque utilizar essa modalidade de marketing significa aproveitar os canais digitais de forma estratégica, ou seja, usar as redes sociais, o email e os buscadores, como o Google, para expor a marca e atrair os alunos em potencial.

Panorama do Marketing Digital no mercado educacional brasileiro

O Marketing de Conteúdo para o mercado de Educação

O Marketing de Conteúdo funciona como o motor do Marketing Digital e é uma maneira de engajamento com o público-alvo adotada por 79% das instituições respondentes desta pesquisa, as quais utilizam ao menos uma estratégia, como publicações em blog e em redes sociais, vídeos, eBooks, webinars e envio de Email Marketing. Veja 3 passos para tornar seu conteúdo educacional em conteúdo de marketing.

Alguns dos resultados trazidos pelas estratégias em Marketing de Conteúdo são a geração de 2,2 vezes mais visitas para instituições com publicações em blog e 10 vezes mais visitas para as que publicam em suas redes sociais.

Panorama do Marketing Digital no mercado educacional brasileiro

 

Automação de Marketing no mercado educacional

A automação de marketing é uma forma de contar com tecnologias inteligentes para automatizar ações fundamentais nas estratégias de marketing, facilitar e aprimorar o relacionamento com seus alunos. Isso vai desde as fases de atração de visitantes e conversão em Leads, e continua mesmo após a conclusão da matrícula ou a finalização do momento ativo na sua instituição.

E, embora a automação de marketing ainda seja uma novidade para o mercado educacional, 43,9% das instituições participantes desta pesquisa já adotam alguma ferramenta com esse propósito. Os resultados dessa adoção podem ser vistos no gráfico a seguir, que mostra uma geração de Leads 3,7x maior para as instituições que utilizam essa ferramenta.

Panorama do Marketing Digital no mercado educacional brasileiro

Os principais desafios a superar no mercado educacional

Entre as instituições que investem em Marketing Digital, a conversão de Leads é o principal desafio para 56,1% delas. Já para as instituições que não investem em Marketing Digital, o principal desafio está antes mesmo do topo do funil, sendo o alcance do público-alvo a maior preocupação para 47,73% delas.

Outro dado relevante na diferença de desafios entre as instituições que investem e não investem em Marketing Digital está na evasão de alunos. Nas instituições que investem no Digital, essa é a maior preocupação para apenas 27,8%. Já para as instituições que não investem em Digital, a evasão de alunos é a maior preocupação em 43,18%.

Um dos motivos para a queda dessa preocupação é que o Marketing Digital facilita estratégias de relacionamento que impactam diretamente na retenção dos alunos, como comunicações mais direcionadas em fluxos de email, por exemplo

Conclusão

O Marketing Offline ainda desempenha um papel importante no meio educacional, principalmente em eventos e ações presenciais, que em alguns casos são fundamentais para a decisão do potencial aluno. Entretanto, o Marketing Digital e o Marketing de Conteúdo ganham cada vez mais espaço, já que representam um investimento mais rentável e com maior possibilidade de mensuração.

Para lhe ajudar a entender um pouco mais da estratégia de inbound marketing e como ela pode ser a principal ferramenta de divulgação de sua instituição de ensino preparamos um e-book com dicas valiosas para ajudar a alavancar os resultados.

Você verá que o marketing digital é um investimento essencial para o cenário atual do mercado educacional, pensando nisso criamos  um e-book que ilustra todos  os passos para uma estratégia de inbound marketing para educação bem sucedida, baxe agora seu e-book.

 

 

Panorama do Marketing Digital no mercado educacional brasileiro

via Cocrihar